domingo, 21 de março de 2010

12 dicas para uma dieta equilibrada e saudável


“Deixe que a alimentação seja o seu remédio e o remédio a sua alimentação.” (Hipócrates)


Todas as mulheres sabem a importância de uma alimentação saudável, não só para a aparência, mas também pela sua influência na nossa saúde. Nenhum tipo de alimento pode nos oferecer todos os nutrientes dos quais precisamos, por isso as nutricionistas ressaltam a eficácia da alimentação variada, assim como o computador necessita de vários programas, memórias e placas para realizar suas operações. Daí a importância de consumir diferentes alimentos, porém tomando cuidado na quantidade ingerida.

Pirâmide alimentar é uma representação do ideal das quantias de consumo, onde os alimentos em sua base são as fontes primárias, ou seja, que devem estar presentes em maior quantidade, enquanto o topo é constituído por alimentos que devem ser moderados.

 
 
12 dicas para uma dieta equilibrada e saudável


1. A alimentação diária deve ser composta por três refeições principais e três lanches intermediários. Isso aumenta o trabalho intestinal e o gasto de energia para a digestão dos alimentos. Assim também evitamos passar fome, pois quando isso ocorre não nos atentamos no consumo e nas quantidades;

2. As refeições devem ser feitas à mesa, de preferência reunindo a família ou amigos, prestando atenção na comida e evitando discussões no momento da alimentação. Evite falar ao celular, assistir TV ou dirigir.

3. Consuma primeiramente uma salada crua, que contém fibras e tira a sensação de fome. Se depois da refeição ainda sentir fome, coma mais salada e não repita o prato quente.

4. Evite beber durante as refeições, principalmente refrigerantes ou águas gaseificadas, caso você seja acostumada comece diminuindo a quantidade até não sentir mais a necessidade. As bebidas dilatam o estômago e acabamos comendo mais do que realmente precisamos.

5. Água continua sendo algo essencial para a saúde, porque ajuda a limpar o organismo.

6. Diminua o consumo do açúcar e aumente o consumo de fibras. O açúcar é muito calórico e não traz nenhum benefício à saúde, enquanto que frutas ajudam funcionamento intestinal e reduzem a sensação de fome.

7. Sentir-se livre, sem culpa e consciente na escolha dos alimentos.

8. Prefira carne brancas como peixes e frutos do mar ou aves sem pele. Prepare-os assados, cozidos ou grelhados, com pouco óleo.

9. Evite o consumo de alimentos industrializados, como salgadinhos, biscoitos recheados e doces. Evite consumir temperos prontos, substitua por alecrim, tomilho, orégano, alho-poró, cebolinha.

10. O exercício físico, orientado por um profissional, acelera a queima de gordura.

11. Mastigue bem os alimentos.

12. Não durma logo após as refeições, nem ingira alimentos muito pesados à noite, pois neste período a digestão é mais lenta.

*Colaboração de Élida Camila Dias

Share/Bookmark

Nenhum comentário: